Uma Paróquia com História

Tendo sua construção iniciada em 1765, a Igreja Matriz de Santa Luzia surgiu da necessidade de um templo religioso para as pessoas que aqui moravam. Um fato que contribuiu para esse acontecimento foi que, na época, os brancos tinham que fazer suas atividades separadamente dos negros, inclusive as atividades religiosas. A primeira missa, ainda nas minas de Santa Luzia, foi celebrada pelo Padre Luiz da Gama Mendonça e teve a participação de 600 pessoas. Ainda no improviso, em 1753 é erguida a pia batismal e três anos mais tarde é instalado o Sacrário. O desenho da Igreja Matriz de Santa Luzia foi feito pelo português José Lopes da Silva. Em 1765 tem-se o início da construção da Matriz de Santa Luzia. Mesmo inacabada, em 1767 a igreja é inaugurada e benzida com missa. No inicio a Igreja Matriz de Santa Luzia era de taipa de pilão e tinha duas torres, que foram terminadas em 1778.
Alguns fatos marcaram a história da Igreja de Santa Luzia. Um deles foi que em fevereiro de 1914 a torre esquerda da igreja desmorona e pouco depois, por segurança, é necessário demolir a da direita, que mais tarde é reconstruída. Um outro destaque na igreja são os dois altares laterais. Um é do século XVII e outro do século XVIII. Há toda uma história sobre estes altares, pois não se tem documentos que comprovam de onde vieram, mas pelo que consta em depoimentos. Estes nos indicam que os altares vieram da igreja do Rosário, mas por causa da simplicidade do estilo essa hipótese é pouco provável.
Outra história, que foi confirmada pelo Pe. Dario de Romedis, foi que, na verdade, vieram três altares da igreja do Rosário, mas por fim foram queimados, foram apenas utilizados durante a época da reforma da igreja, enquanto os altares eram instalados. Foi dito também que estes altares são provenientes de uma antiga igreja na Bahia, mas por causa da distância, também é pouco provável que seja verdade. Na verdade seria preciso uma pesquisa muito grande sobre a Igreja Matriz de Santa Luzia e a Igreja do Rosário para ser uma idéia do que realmente possa ser verdade.
Em 1928, a Igreja Matriz de Santa Luzia passou por uma reforma a qual faz com que sua estrutura colonial seja pedida. Atualmente a Igreja de Santa Luzia passou por uma reforma geral, onde suas características foram praticamente trocadas, por um estilo mais moderno. Em seu interior foram colocados lustres, a imagem do Divino Espírito Santo sobre o altar, o altar do Cristo foi modificado e foram acrescentadas as imagens dos evangelistas no fundo do altar. Sua cor foi modificada tanto externamente quanto internamente.